Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto, o que dificulta o diagnóstico e, especialmente, o tratamento da doença.
No Brasil, estima-se 66 mil casos novos de Câncer de Próstata em 2020, com 15 mil mortes. Geralmente, a suspeita da doença ocorre quando há alteração dos valores de PSA (antígeno prostático específico sérico), devendo serem feitos exames para investigação dos possíveis diagnósticos diferenciais. Se confirmada a possibilidade de uma neoplasia ou em casos de dúvida diagnóstica, é indicado realizar uma biópsia de próstata.
O que causa o Câncer de Próstata?
Assim como os principais tipos de tumor, a causa exata do câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida. Entretanto, sabe-se que a doença surge por meio da interação entre fatores ambientais e certa predisposição genética. Além disso, uma das causas que mais prevalecem no câncer de próstata é a idade, visto que a possibilidade do desenvolvimento aumenta 40% em homens com mais de 50 anos, e a estatística chega a 80% para maiores de 65 anos.
O excesso de gordura no corpo também pode ter grande influência em relação ao câncer de próstata. Homens que estão com sobrepeso costumam apresentar versões mais agressivas dos tumores, fator que pode complicar o tratamento e diminuir as chances de cura. Assim como a má alimentação, tabagismo e falta de exercícios físicos, que também pioram as chances e agravam o quadro.
Quais os sintomas do Câncer de Próstata?
Em estágio inicial, o câncer de próstata geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns como, por exemplo:
Micção frequente;
Fluxo urinário fraco ou interrompido;
Sangue na urina ou no sêmen;
Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou;
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Como posso me prevenir contra o Câncer de Próstata?
Não existe uma maneira segura de prevenir o câncer de próstata, já que muitos fatores de risco, como idade, raça e hereditariedade não podem ser controlados. No entanto, há algumas formas de diminuir o risco da doença. Em geral, os médicos recomendam que os homens com risco médio de câncer de próstata façam escolhas que beneficiam sua saúde geral, caso pretendam se prevenir contra o câncer de próstata.
Portanto, se você deseja reduzir o risco de câncer de próstata, considere tentar:
Escolher uma dieta com baixo teor de gordura
Reduza a quantidade de gordura que você adiciona aos alimentos durante o cozimento, selecione cortes de carne mais magros e escolha laticínios com baixo teor de gordura. Além disso, considere adicionar uma porção de fruta ou vegetal a cada refeição.
Praticar exercícios físicos e controlar o peso
Homens obesos – com índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais – podem ter um risco aumentado de câncer de próstata. Considere reduzir o número de calorias que ingere todos os dias e aumentar a quantidade de exercícios que faz.
Converse com seu médico sobre o risco
Alguns homens apresentam maior chance de desenvolver o câncer de próstata, e pode haver outras opções para redução de risco, como medicamentos. Portanto, caso você perceba algum sintoma ou esteja com a idade avançada, realize uma consulta com seu médico urologista e faça exames de rotina.
Tratamento para Câncer de Próstata
O Dr. Cristovão Neto é médico especialista em Cirurgia Geral e Urologia, atuando também na área de Medicina Sexual e Uro-oncologia. O médico atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos tumores que possam atingir os homens, inclusive o câncer de próstata. Agende sua consulta em São Paulo.