A infertilidade masculina é qualquer problema na saúde do homem que reduza as chances de sua parceira engravidar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema atinge aproximadamente 80 milhões de pessoas ao redor do mundo, independentemente de suas origens étnicas ou sociais.
Por isso, dados os números alarmantes, a avaliação e o tratamento do paciente infértil são imprescindíveis, já que em mais de um terço dos casos de infertilidade o problema é com o homem. Na maioria das vezes, isso se deve a problemas com a produção ou liberação de esperma.
Abaixo, saiba quais são as causas, sintomas e tratamentos para o problema.
Causas e fatores de risco para a infertilidade masculina
Existem diversas causas para a infertilidade masculina, incluindo problemas anatômicos de nascença ou resultantes de cirurgias. Além disso, infecções, traumas e alterações hormonais também podem afetar a produção adequada de esperma, o que contribui para a infertilidade. O problema também pode se desenvolver a partir de condições como:
Câncer testicular tratado com quimioterapia;
História familiar de diabetes mellitus;
Cirurgias vesicais, pélvicas, retroperitoneais e transuretrais;
Inflamação no testículo pós-caxumba;
Torção testicular;
Criptorquidia unilateral ou bilateral.
É importante ressaltar que existem fatores de risco que colaboram para a infertilidade masculina. São eles:
Tabagismo e alcoolismo;
Uso de drogas;
Exposição ocupacional a pesticidas;
Trabalhadores expostos ao calor intenso;
Uso frequente de saunas e banheiras com água quente.
A infertilidade masculina apresenta sintomas?
No caso da infertilidade masculina, o principal sinal de alerta percebido pelos pacientes é a incapacidade de gerar filhos após inúmeras tentativas. No entanto, outros sintomas também podem surgir, como:
Dificuldade na ejaculação;
Desejo sexual reduzido;
Impotência sexual;
Diminuição dos pelos faciais;
Dor, inchaço ou nódulo na área do testículo;
Crescimento anormal da mama.
Vale ressaltar a importância de se realizar um check-up urológico anual, especialmente a partir dos 50 anos de idade, quando os homens são mais suscetíveis a doenças como câncer de próstata. No entanto, o check-up é imprescindível em qualquer idade, sendo ainda mais indicado quando o paciente percebe alterações no corpo e em sua saúde sexual.
Tratamentos para a infertilidade masculina
O tratamento para a infertilidade depende do que está causando a condição. Por isso, é importante que o paciente realize alguns exames, como o espermograma, biópsia e ultrassom dos testículos. Além disso, é recomendado que a saúde da parceira também seja verificada, justamente para determinar se ela precisará iniciar algum tratamento específico ou se é necessário proceder com técnicas de reprodução assistida.
Nos casos tratáveis da condição, a cirurgia pode ser uma alternativa, assim como tratamentos hormonais com a utilização de medicamentos. Mas, homens, lembrem-se: a infertilidade masculina não significa a impossibilidade definitiva de ter filhos!
Felizmente, o avanço tecnológico, sobretudo da medicina reprodutiva, contribuiu em muitos aspectos para possibilitar a realização do sonho de ter filhos para casais inférteis. Converse com seu médico e saiba qual é o tratamento ideal para você.