Durante o mês de fevereiro é comemorada a campanha do Fevereiro Verde, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de vesícula biliar. Apesar de ser uma doença rara, este é o quinto tumor mais comum no sistema digestivo.
Essa é uma neoplasia maligna, que origina-se na vesícula biliar, um dos órgãos do aparelho digestivo. Nesta região fica armazenada a bile, uma substância que participa do processo digestivo das gorduras e é gerada pelo fígado.
O câncer de vesícula biliar tem facilidade para se desenvolver, uma vez que o órgão afetado é pequeno e pode mascarar os sinais da doença. Dessa forma, esse tumor é de difícil diagnóstico pois, na fase inicial, não costuma apresentar sintomas, apenas quando está em estágio avançado.
Sendo assim, a campanha Fevereiro Verde visa tornar cada vez mais conhecidas, as formas de prevenção contra o câncer da vesícula biliar, além de conscientizar as pessoas sobre a importância das consultas médicas preventivas e os sintomas do avanço da doença.
Quais os sintomas do estágio avançado do câncer de vesícula biliar?
Quando o câncer de vesícula biliar está em fase avançada, é possível que ele deixe alguns sintomas. Entre eles, podemos citar:
- Dor abdominal;
- Dor no ombro direito;
- Distúrbios digestivos, como má digestão, enjoos e vômitos;
- Fraqueza;
- Inchaço nas pernas;
- Perda de peso;
- Dor ao respirar;
- Icterícia (amarelamento da pele, dos olhos e da urina);
- Fadiga;
- Coceira por todo corpo.
Quais os fatores de risco do câncer de vesícula biliar e seus tratamentos?
Como toda doença, o câncer de vesícula biliar tem seus agentes causadores que facilitam o surgimento do tumor. Entre os fatores de risco dessa neoplasia, estão:
- Inflamações crônicas na vesícula biliar;
- Pedra na vesícula;
- Idade acima de 70 anos;
- Diabetes;
- Doenças inflamatórias do órgão, como Doença de Crohn;
- Cistos da vesícula biliar.
Dessa forma, é importante que pessoas com esses fatores de risco estejam sendo acompanhadas pelo médico especialista, para o rastreio precoce do câncer de vesícula biliar. Esse diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e aumentar as chances de cura do paciente.
De maneira geral, os tratamentos para o câncer de vesícula biliar incluem cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Caso a doença esteja em estado avançado, a possibilidade de cura é muito pequena, e nesses casos, o tratamento é feito para minimizar os sintomas e as dores do paciente.
Por isso, apoie a campanha Fevereiro Verde e previna-se contra o câncer de vesícula biliar. Esteja com o peso ideal, mantenha uma alimentação equilibrada e pratique atividade física regularmente.
Conheça o Dr. Cristovão Neto
O Dr. Cristovão Neto é médico especialista em Cirurgia Geral e Urologia, atuando também na área de Medicina Sexual e Uro-oncologia. O médico atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos tumores que possam atingir os homens. Agende sua consulta em São Paulo.