Tratamento para infertilidade masculina
em São Paulo
Urologista formado pela USP
O que é infertilidade?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a infertilidade masculina é a dificuldade ou a incapacidade de obtenção de gestação após um ano de tentativas, sem uso de nenhum método anticoncepcional.
E os números assustam: cerca de 30% dos casos de infertilidade são causados apenas por fatores masculinos, enquanto que em 20% têm causas masculinas e femininas combinadas. Portanto, em casos de dificuldade ou incapacidade de engravidar a parceira, consultar um urologista é fundamental para investigar a origem do problema.
Fatores de risco para infertilidade:
Tabagismo
Criptorquidia
Infecções recorrentes
Exposição ocupacional a substâncias tóxicas
Varicocele
Diabetes
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da infertilidade é realizado a partir de um ano de tentativas naturais de gravidez sem uso de nenhum método anticoncepcional. Na Urologia, a doença é definida pela existência de alterações nos parâmetros seminais, avaliados principalmente a partir do exame espermograma. Neste procedimento, são analisados todos os aspectos do sêmen, o que inclui a qualidade e quantidade dos espermatozoides, características físicas, movimentação, entre outras.
De acordo com a SBU, para diagnóstico da infertilidade, são necessárias duas realizações do exame no intervalo entre 15 a 30 dias. Ainda, a depender do caso, são solicitados exames como doppler dos testículos e a dosagem de hormônios. Vale ressaltar que cada caso é um caso. Portanto, em suspeita de infertilidade, consulte-se com seu urologista e realize os exames necessários para averiguação do problema.
Tratamento para
infertilidade em São Paulo
Especializado no tratamento da infertilidade masculina, o Dr. Cristovão Neto também é especializado em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Fez estágio em Cirurgia Robótica no Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova Iorque (EUA), assim como também estagiou em Uro-Oncologia na Fundación Puigvert em Barcelona, Espanha. Atualmente, o Dr. Cristovão Neto é médico do grupo de Medicina Sexual e Andrologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Além disso, realiza doutorado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.