Disfunção erétil tem tratamento e a Andrologia pode ajudar

A maioria dos homens ainda resiste em procurar um médico para acompanhar sua saúde, principalmente quando se trata de questões relacionadas à sexualidade. No entanto, existem alguns problemas relacionados à saúde masculina que podem surgir em qualquer fase da vida e que não devem ser ignorados.

Por isso, é recomendável que os homens tenham o acompanhamento regular de um andrologista de forma preventiva ou quando qualquer alteração for percebida.

Entre os problemas mais comuns que a especialidade da Andrologia pode tratar, estão as disfunções sexuais masculinas, como a ejaculação precoce, ejaculação retardada, falta de libido e a disfunção erétil, conhecida também como impotência sexual.

A disfunção erétil é caracterizada pela incapacidade de iniciar ou manter uma ereção firme o suficiente para uma relação sexual satisfatória.  Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de metade dos homens com mais de 40 anos apresentam queixas relacionadas à ereção.  De acordo com a SBU, cerca de 16 milhões de brasileiros sofrem com o problema de impotência. No entanto, os números podem ser ainda maiores, considerando que muitos homens não buscam o suporte médico adequado.

O que pode causar a  disfunção erétil?

A excitação sexual masculina é um processo complexo que envolve o cérebro, hormônios, emoções, nervos, músculos e vasos sanguíneos.

A disfunção erétil pode ser o resultado de um problema com um desses fatores. Da mesma forma, o estresse e as preocupações com a saúde mental podem levar à disfunção erétil ou piorá-la.

Como o andrologista pode diagnosticar e tratar a disfunção erétil?

Após consulta com o paciente, o andrologista deve solicitar além de exames de laboratório, uma avaliação física global que consiste no teste de intumescência peniana noturna, realizado com auxílio de equipamentos específicos. Como o homem pode ter ereção dormindo, o aparelho mede a sua qualidade e a quantidade durante determinada fase do sono.

Outro recurso usado para o diagnóstico da disfunção erétil é o ecodoppler peniano, utilizado para medir o fluxo arterial e identificar eventuais obstruções arteriais penianas. Existe ainda o método que utiliza as injeções intracavernosas que aumentam o fluxo sanguíneo das artérias, diminuem o calibre das veias e relaxam a musculatura local, produzindo a ereção.

Após ser detectada a disfunção erétil através do diagnóstico clínico, dependendo da causa e da gravidade do problema e das condições de saúde pré-existentes, o paciente pode ter várias opções de tratamento.

Dentre as opções existem os medicamentos orais,  reposição hormonal após os 45 anos de idade, autoinjeção, prótese peniana, géis e cremes e enrijecimento por sucção. Caso o problema seja de ordem psicológica, o tratamento é feito através de terapia sexual.

Tratamento para disfunção erétil em São Paulo

O Dr. Cristovão Neto é Urologista e Andrologista em São Paulo, especialista em Medicina Sexual e tratamentos para infertilidade masculina.   Atua no diagnóstico e tratamento de problemas da saúde sexual do homem, como falta de libido, ejaculação precoce, ejaculação retardada  e disfunção erétil.

Atualmente, o Dr. Cristovão Neto é médico do grupo de Medicina Sexual e Andrologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Além disso, realiza doutorado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post anterior
Fevereiro Verde: a luta contra o câncer de vesícula biliar
Próximo post
Pesquisa indica relação entre medicamentos para diabetes e defeitos congênitos

Leia também

Urologista e Andrologista em São Paulo

Medicina Sexual a tratamentos para infertilidade masculina

Urologista pela Universidade de São Paulo (USP)
Membro da American Urological Association (USA)
Membro da European Association of Urology (Europa)
Especialista em Cirurgia Robótica
Especialista em Urologia Minimamente Invasiva
Consultórios estrategicamente localizados em São Paulo

Menu