O que pode interferir na fertilidade masculina?

Aumentar a família e ter filhos é o sonho de muitos casais, mas nem sempre é algo fácil. Pesquisas revelam que cerca de 15% dos casais, em idade reprodutiva, sofrem com a infertilidade, que pode ser causada por problemas no homem, na mulher ou em ambos.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), cerca de 35% dos casos são relacionados à mulher, 35%, relacionados ao homem, 20% a ambos e 10% permanecem desconhecidos.

De acordo com a American Society for Reproductive Medicine (Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva), a infertilidade é considerada uma doença do sistema reprodutor, cujas funções não se encontram em estado normal.

A infertilidade é caracterizada pela dificuldade ou a incapacidade de obtenção de gestação após um ano de tentativas, sem uso de nenhum método anticoncepcional. A fertilidade masculina pode ser afetada quando há incapacidade de produzir espermatozoides em quantidade suficiente e/ou que sejam viáveis, ou seja, que consigam fecundar o óvulo e resultar na gravidez.

Problemas como a varicocele, disfunções hormonais, infecções, tabagismo, alcoolismo, estresse, poluição, má alimentação e obesidade são fatores que afetam a fertilidade masculina.

O câncer e seus tratamentos também podem interferir em algumas partes do processo reprodutivo e afetar a fertilidade masculina. Nesses casos, existe a possibilidade de realizar a preservação da fertilidade masculina.

O que é preservação da fertilidade masculina e quando é indicada?

A preservação da fertilidade masculina é um procedimento que visa resguardar a capacidade do homem de ter filhos, uma vez que tratamentos como o do câncer de próstata, por exemplo, podem causar infertilidade. 

Os tratamentos oncológicos agem nas células cancerosas, mas também afetam os ovários e os testículos, diminuindo a qualidade dos gametas.  

A preservação da fertilidade masculina é indicada para pacientes em idade fértil que desejam ter filhos após o tratamento oncológico. Dessa forma, o procedimento deve ser feito antes de o paciente iniciar tratamentos de quimioterapia e radioterapia. 

Como é feita a preservação da fertilidade masculina?

Nos casos de pacientes com diagnóstico de câncer, recomenda-se realizar a criopreservação. É preciso fazer exames para avaliar se o sêmen que será guardado está em boas condições.

Antes do procedimento de preservação da fertilidade masculina, o paciente deve permanecer em abstinência sexual por, no mínimo, 48 horas.

A coleta de sêmen deve ser feita em, no mínimo, três amostras. Esse processo é bem similar a um espermograma. Em seguida, é feita uma análise biomédica para garantir a qualidade do material que será congelado.

A técnica de congelamento de sêmen é um método bastante seguro de preservar a fertilidade masculina.

Urologista e Andrologista em São Paulo

O Dr. Cristovão Neto é urologista e andrologista, membro da American Urological Association (USA) e European Association of Urology (Europa). 

Ele atua em São Paulo nos principais hospitais e dentre as suas especialidades está a infertilidade masculina e a uro-oncologia. 

Entre os procedimentos e exames que o Dr. Cristovão realiza está a preservação da fertilidade masculina.

Agende sua consulta: 

Moema: (11) 5051-2088 | (11) 5051-2761 | (11) 99158-5160 (WhatsApp)

Mooca: (11) 99156-9878 | (11) 2272-7444 (WhatsApp)

(RT: Dr. Cristovão Neto – Urologista | CRM-SP: 150625)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post anterior
Saiba como a doença de Peyronie pode influenciar na saúde sexual do homem
Próximo post
Conheça alguns mitos e verdades sobre impotência sexual

Leia também

Urologista e Andrologista em São Paulo

Medicina Sexual a tratamentos para infertilidade masculina

Urologista pela Universidade de São Paulo (USP)
Membro da American Urological Association (USA)
Membro da European Association of Urology (Europa)
Especialista em Cirurgia Robótica
Especialista em Urologia Minimamente Invasiva
Consultórios estrategicamente localizados em São Paulo

Menu