Saiba sobre o impacto da obesidade na saúde sexual do homem

A obesidade é um problema de saúde pública crescente. O Ministério da Saúde estima que cerca de 13 milhões de brasileiros são obesos, e que esse número pode chegar a 20 milhões até 2025. Mas, afinal, como a doença afeta a saúde urológica? Abaixo saiba mais sobre o assunto. 

O que é obesidade e como ela pode afetar a saúde urológica? 

A obesidade é um distúrbio metabólico crônico caracterizado por excesso de gordura corporal acumulada. A doença está associada a vários problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer e doenças urológicas.

É importante salientar que a obesidade tem um impacto significativo na saúde renal. Estudos mostram que os pacientes obesos têm maior risco de desenvolver doenças renais crônicas, câncer de rim e pedras nos rins. Além disso, a obesidade pode contribuir para a hipertensão arterial, que é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças renais.

Isso ocorre porque o excesso de peso causa pressão adicional nos rins, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças renais crônicas. Ainda, a obesidade pode levar a níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, o que também pode contribuir para o desenvolvimento de doenças renais.

Saúde sexual masculina

Além de afetar a função renal, a obesidade tem associação comprovada com problemas na saúde sexual masculina, como disfunção erétil, ejaculação precoce e baixa libido. Em geral, isso acontece pois a doença pode levar a níveis elevados de estresse, ansiedade e depressão, o que pode interferir na capacidade do homem de ter uma ereção. Além disso, o excesso de gordura corporal pode levar a níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, o que também pode contribuir para a disfunção erétil. Por último, a obesidade pode causar alterações hormonais que interferem na libido e na fertilidade masculina.

Por isso, recomendo que homens obesos procurem cuidados urológicos regulares para monitorar sua saúde sexual. Os tratamentos podem incluir mudanças na dieta e exercícios, bem como medicamentos para controlar os níveis hormonais e pressão arterial. Além disso, as pessoas obesas podem precisar de cirurgia bariátrica para perder peso, a depender de cada caso.

Urologista e Andrologista em São Paulo

O Dr. Cristovão Neto possui graduação e realiza doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especializou-se em Urologia, Andrologia e Cirurgia Robótica, atuando com problemas no trato urinário como câncer, disfunção erétil e Doença de Peyronie no Hospital das Clínicas da FMUSP, em São Paulo.

Membro da American Urological Association (USA) e European Association of Urology (Europa), Dr. Cristovão é especialista em Cirurgia Robótica pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center (Nova Iorque, EUA) e em Uro-oncologia pela Fundació Puigvert (Barcelona, Espanha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post anterior
Conheça alguns mitos e verdades sobre impotência sexual

Leia também

Urologista e Andrologista em São Paulo

Medicina Sexual a tratamentos para infertilidade masculina

Urologista pela Universidade de São Paulo (USP)
Membro da American Urological Association (USA)
Membro da European Association of Urology (Europa)
Especialista em Cirurgia Robótica
Especialista em Urologia Minimamente Invasiva
Consultórios estrategicamente localizados em São Paulo

Menu